Relatório de acompanhamento de obra

Gerencie a execução pelo Relatório Diário de Obra
Relatório de acompanhamento de obra

De uma maneira geral, podemos dizer que o relatório diário de obra (RDO) é um documento onde são registradas todas as informações de uma obra ou projetos de construção civil.

Sendo assim, como o próprio nome sugere, se trata de um relatório diário, ou seja, é necessário que sejam feitos todos os dias, registros sobre tudo o que aconteceu durante um determinado período de trabalho.

O RDO é um documento fundamental e precisa ter anotações precisas para que a ausência de informações não comprometa a empresa, clientes e funcionários de nenhuma forma.

Sendo assim, continue até o final deste artigo para entender melhor sobre o relatório diário de obra e qual a importância para a sua construção.

Para que serve um relatório de obra e como ele funciona?

Toda obra, para que seja bem feita, precisa de um acompanhamento.

É através desse acompanhamento que são monitorados os avanços de um projeto, assim como suas possíveis falhas. E o RDO serve exatamente como um facilitador, uma forma de monitorar as obras e empreitadas.

Esse monitoramento irá servir para um melhor planejamento do trabalho, e assim, organizar melhor a equipe para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira possível.

O relatório diário de obra funciona como um registro de informações, ou seja, um relatório com todos os acontecimentos que ocorreram durante o dia na obra, e que podem influenciar diretamente no processo e resultado do seu trabalho.

É importante lembrar também, que entre essas informações, algumas são obrigatórias e outras são de acordo com as preferências da empresa.

O que deve ser registrado no relatório diário de obra?

Normalmente, as empresas definem as informações que devem estar contidas no relatório diário de obra, porém, existem algumas informações padrões, como por exemplo a data do relatório, endereço do local, número do RDO informações sobre os prazos da construção e entre outras, como por exemplo:

  • Condições climáticas;
  • Controle de colaboradores presentes;
  • Atividades realizadas;
  • Registro de ocorrências;
  • Controle de materiais recebidos;
  • Fotos;
  • Vídeos.

Além dessas informações, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia preconiza algumas informações obrigatórias no relatório diário de obra, como:

  • Acidentes de trabalho;
  • Danos aos materiais;
  • Data do início da obra;
  • Data de previsão do término da obra;
  • Data do término de cada fase do projeto;
  • Dados do local e da empreiteira.

Quais são as vantagens de um relatório diário de obra?

O RDO não pode ser visto apenas como um simples relatório. Ter o registro de todas as atividades realizadas no dia traz alguns benefícios para a gestão da obra.

Sendo assim, vamos analisar algumas vantagens abaixo.

Otimização de tempo

Acompanhar a obra e estar por dentro de cada detalhe auxilia nas tomadas de decisões, que são feitas ainda mais rápido.

Além disso, a tecnologia permite que todos façam o acompanhamento da obra online, todos podem monitorar tudo o que está acontecendo em tempo real, melhorando a comunicação entre a equipe e potencializando os resultados.

Redução de custos

Com um diário de obra, é possível monitorar todos os imprevistos e contratempos, a fim de ter uma melhor gestão sobre os custos e assim, ter tempo para planejar soluções com o melhor custo benefício evitando retrabalho.

Aumento da produtividade

Ao utilizar um relatório diário de obra, todos os colaboradores irão aprender constantemente com suas possíveis falhas, para que a execução do trabalho seja aperfeiçoada a cada dia.

Além disso, ter todas as informações organizadas e registros precisos, irá colaborar também para a viabilização do cumprimento das metas estabelecidas.

Negociar prazos

O registro correto do relatório, além de provar que a realização das atividades está sendo feita de acordo com as especificações técnicas, permite também a identificação de possíveis falhas, possibilitando assim, a negociação de prazos ou alterações no projeto com embasamento técnico.

A importância do relatório de obra e os riscos de não fazê-lo

Como vimos, o relatório diário de obra permite analisar e avaliar tudo o que ocorre em um canteiro de obra.

Todos os acontecimentos, servem como um parâmetro de comparação com tudo o que foi planejado, permitindo assim, os ajustes necessários para o melhor cumprimento das metas.

Além disso, quando não há um registro diário da obra, muitas ocorrências não podem ser provadas. Um exemplo simples, são os dias de chuva, que podem atrasar alguns prazos. Através de um relatório de obra detalhado, pode-se provar que os atrasos aconteceram pelas condições climáticas.

Um outro exemplo, são os atrasos envolvendo entrega de materiais. Sem o devido registro no diário de obra, não há como provar que o atraso ocorreu em decorrência da falta de materiais.

A resolução 1094/2017 do CONFEA diz que o uso de um relatório de obra é obrigatório, além de ser um dos documentos mais importantes presentes no canteiro de obra.

Quem deve fazer o relatório de obra?

De forma geral, o relatório diário de obra deve ser feito por um profissional capaz de compreender todos os aspectos da obra.

Sendo assim, ele pode ser feito pelo Engenheiro, técnicos ou até mesmo pelos estagiários, dependendo sempre da estrutura da empresa.

Lembrando sempre que o RDO pode ser feito por esses profissionais, mas ele precisa ser supervisionado e aprovado pelo Engenheiro responsável pelo projeto.

Conclusão

O relatório de obra é considerado um dos principais documentos em uma construção, e quando preenchido de forma correta e detalhada, pode gerar muitos benefícios no planejamento do trabalho, além de evitar futuros problemas.

Se seus projetos ainda não possuem um relatório diário de obra, é hora de implantar essa ferramenta e garantir uma melhor gestão para o planejamento de suas obras!

Como funciona o App Diário de Obra
Como funciona o App Diário de Obra

Sistema web e mobile, destinado a registrar e monitorar de forma eficiente todas as atividades diárias da obra.

Importância do Relatório Diário de Obra (RDO)
Importância do Relatório Diário de Obra (RDO)

Uma ferramenta que auxilia no acompanhamento das tarefas executadas ao longo de um dia de trabalho.

Qual a importância de registrar o dia de serviço no canteiro de obra?
Qual a importância de registrar o dia de serviço no canteiro de obra?

Instrumento para tomada de decisão e permite que a empresa ou o cliente tenha o controle das informações.

Primeiros passos com o Relatório Diário de Obra
Primeiros passos com o Relatório Diário de Obra

Gerencie e acompanhe várias obras e projetos ao mesmo tempo, organizando todas as informações em um só lugar.

O que é Relatório Diário de Obras
O que é Relatório Diário de Obras

O Relatório Diário de Obra também conhecido como RDO, é um documento obrigatório utilizado por construtoras e incorporadoras para registrar o dia de trabalho na obra.

Como fazer um Diário de Obra (RDO)
Como fazer um Diário de Obra (RDO)

O preenchimento do diário de obras deve ser feito diariamente, pode ficar a cargo do engenheiro, técnico, gerente da obra, auxiliar administrativo ou estagiário.