Qual a importância de registrar o dia de serviço no canteiro de obra?

Acompanhamento diário das informações
Qual a importância de registrar o dia de serviço no canteiro de obra?

A importância do Diário de Obra não está no documento em si, mas em sua aplicação. Durante um dia de trabalho em um canteiro de obras muitas atividades são realizadas.

O Diário de Obra é um documento que tem como objetivo registrar o trabalho realizado, os recursos materiais, mão de obra utilizada e ocorrências relevantes como, por exemplo, acidentes, mudanças e imprevistos.

Esses registros compõem uma memória para a equipe e facilitam o trabalho integrado de todos os envolvidos, por isso é importante incorporar o hábito de alimentar adequadamente o documento, com todos os serviços em execução e os locais.

Como é registrado os serviços realizados no canteiro de obra?

O Diário de Obra pode ser preenchido pelo engenheiro, por um técnico ou por um estagiário – com a supervisão do engenheiro responsável. Na maioria das vezes, o Diário de Obra é feito à mão, no papel, ou, em alguns casos, em planilhas digitais.

Os dias atuais exigem das empresas soluções mais dinâmicas de gestão do trabalho. Diante da velocidade dos meios de comunicação, o papel, como meio de compartilhamento de informações, tornou-se obsoleto. O preenchimento do diário no papel sujeita seu conteúdo a diversos tipos de interferências negativas.

A primeira delas é a dificuldade de compartilhar esse documento, em tempo real, com mais pessoas que precisam acompanhar a produtividade.

A segunda é a dificuldade para atualização constante das informações uma vez que ocorrem mudanças nas rotinas de trabalho ao longo do dia. Vale ressaltar que esse documento é também uma maneira de o cliente diagnosticar o andamento do serviço, por isso é importante que o diário reflita os processos de trabalho.

A terceira é que o papel demanda arquivamento, implicando assim em espaço físico e uma organização eficiente para que esses documentos possam ser acessados posteriormente.

Por último, muitas vezes o conteúdo do diário não é compreendido, pois a caligrafia não é legível ou faltaram informações relevantes.

Como tornar eficiente o acompanhamento e criação de relatório diário de obra

Utilizando o App Diário de Obra todas as situações citadas acima podem ser resolvidas facilmente. Um dos principais ganhos é que ele permitirá ao responsável pelo preenchimento compartilhar as informações em tempo real com outros usuários e, além disso, possibilitará anexar fotos e vídeos que podem ser visualizados instantaneamente.

Além disso, o conteúdo pode ser modificado sempre que necessário, mantendo a empresa e os clientes sempre atualizados sobre o andamento do serviço. O aplicativo elimina a necessidade de fazer cópias e os transtornos com o envio melhorando a acessibilidade.

O diário é um instrumento para tomada de decisão e permite que a empresa ou o cliente tenha o controle das informações com objetivo de avaliar o andamento do que foi planejado. Pensando nisso, o compartilhamento do aplicativo possibilita que os envolvidos no projeto façam comentários com base nas informações preenchidas e nos recursos visuais anexados.

Facilitando a organização das tarefas, da mão de obra e o cumprimento dos prazos pelos responsáveis técnicos. É possível pré-definir os responsáveis por validar e aprovar o relatório de forma online e em um clique.

O preenchimento das informações é automatizado e padronizado, evitando os velhos problemas com caligrafia e lacunas nas informações decorrentes da falta de registros. O diário fica armazenado no aplicativo facilitando a consulta aos dados já inseridos antes, a qualquer momento  com facilidade, garantindo transparência e credibilidade ao serviço.

O aplicativo Diário de Obra facilita a análise das informações uma vez que os dados de cada obra são transformados em histogramas e gráficos.  Também é possível criar diferentes modelos de relatórios conforme a necessidade e gerar relatórios de forma muito prática e personalizada, filtrando as informações por período e itens específicos.

Com o aplicativo engenheiro, escritório e o cliente podem acompanhar a distância várias obras, simultaneamente, e economizar tempo.

Como funciona o App Diário de Obra
Como funciona o App Diário de Obra

Sistema web e mobile, destinado a registrar e monitorar de forma eficiente todas as atividades diárias da obra.

Importância do Relatório Diário de Obra (RDO)
Importância do Relatório Diário de Obra (RDO)

Uma ferramenta que auxilia no acompanhamento das tarefas executadas ao longo de um dia de trabalho.

Relatório de acompanhamento de obra
Relatório de acompanhamento de obra

Acompanhe de perto toda a execução da sua obra, não perca nenhum detalhe do que está ocorrendo no canteiro de obras.

Primeiros passos com o Relatório Diário de Obra
Primeiros passos com o Relatório Diário de Obra

Gerencie e acompanhe várias obras e projetos ao mesmo tempo, organizando todas as informações em um só lugar.

O que é Relatório Diário de Obras
O que é Relatório Diário de Obras

O Relatório Diário de Obra também conhecido como RDO, é um documento obrigatório utilizado por construtoras e incorporadoras para registrar o dia de trabalho na obra.

Como fazer um Diário de Obra (RDO)
Como fazer um Diário de Obra (RDO)

O preenchimento do diário de obras deve ser feito diariamente, pode ficar a cargo do engenheiro, técnico, gerente da obra, auxiliar administrativo ou estagiário.