O que é Relatório Diário de Obras

Engenharia e Construção civil
O que é Relatório Diário de Obras

O Relatório Diário de Obra também conhecido como RDO, é um documento obrigatório utilizado por construtoras e incorporadoras para registrar o dia de trabalho em uma obra.

Todas as informações, fatos ou problemas ocorridos no dia do canteiro de obras, devem ser descritos no relatório, apontando as ocorrências ou serviços que impactam na obra, avanço físico das atividades, os funcionários que trabalharam no dia, os matérias recebidos, informações sobre a condição climática, para justificar caso haja impedimento no trabalho.

O documento também serve para registrar todos os problemas e falhas enfrentados pela equipe, permitindo a empresa analisar e organizar melhor a rotina de trabalho de todos envolvidos no canteiro de obras.

Quem deve preencher as informações no Relatório Diário de Obra?

O preenchimento do Diário de Obra tem que ser diário e fica a cargo do engenheiro, técnico presente na obra ou até mesmo um estagiário. É preciso ter consciência da importância das informações registradas, para que seja útil e valido para controle da empresa.

Sempre que um relatório for finalizado, deve sempre haver supervisão, orientação e aprovação do engenheiro responsável e pelo contratante, é muito importante as considerações e aprovação do contratante.

Porque utilizar o Diário de Obra?

O Relatório Diário de Obra é um dos documentos mais importantes na execução de uma obra, de uso obrigatório atende a Resolução 1.094/2017, Confea e, também, a NBR 12.722, ABNT.

Acompanhe o planejamento e execução, controlando gastos e prevendo despesas desnecessárias ao longo do projeto, mantenha um histórico e tenha uma visão real evolução do projeto.

Vai além de burocracia, tire vantagens das informações e tome ações baseadas em dados:

Organização:

O cronograma fica sempre organizado e atualizado, permitindo uma melhor avaliação na evolução do projeto;

Imprevistos:

Mesmo seguindo o planejamento, sempre ocorre problemas na execução, seja por motivos internos ou externo, mantendo um registro é possível justificar atrasos e eventuais problemas na obra;

Avaliação:

Avaliar a qualidade do trabalho entregue, se está dentro do prazo e orçamento previsto;

Prevenção:

Analisar as ocorrências registradas, fica muito fácil tomar ações para resolver e garantir que os mesmos problemas não ocorram novamente.

Muitas vezes essa é a única fonte de informação crítica em casos processuais, provando que os responsáveis realizaram uma inspeção de segurança ou se houve conflite entre parte e se foi tratado de forma imediata e eficiente.

É importante o preenchimento diário do relatório, visando garantir credibilidade e garantindo que não haja nenhum esquecimento dos fatos ocorridos. Dessa maneira, é possível analisar quais atividades estão atrasadas, permitindo a tomada das medidas necessárias para eliminar os atrasos e minimizar o impacto no cronograma.

Mas o que é registrado no RDO?

Todas as informações relevantes para o andamento da obra, quanto mais detalhes, melhor a organização e rastreabilidade dos dados.

Os principais itens registrados no relatório: condições do tempo, mão de obra presente, equipamentos utilizados, atividades realizadas, ocorrências, matérias recebidos, comentários do contratante e contratada para alinhar o projeto e fotos.

Condições do tempo:

Essencial saber os dias praticáveis e impraticáveis, tendo um impacto direto com o orçamento e planejamento do projeto.

Mão de obra:

Garantir um controle sobre os funcionários presentes no dia e analisar o desempenho da equipe.

Equipamentos:

Acompanhe os equipamentos próprios e de terceiros, para uma boa distribuição dos maquinários entre as obras.

Atividades:

Um dos itens mais importantes na execução da obra, o avanço das atividades realizadas com o cronograma.

Ocorrências:

Importante ficar atendo a todos imprevistos, analisar e tomar as devidas ações para a solução do problema, evitando retrabalho.

Matérias recebidos:

Tenha um controle sobre os matérias entregues na obras, garantindo o andamento do projeto.

Comentários:

Anotações da fiscalização, engenheiro, responsável e cliente, para um bom alinhamento do ocorrido na obra.

Fotos:

Uma forma visual de comprovar e manter todos informados sobre o andamento das atividades no canteiro.

O Confea define alguns itens obrigatórios no relatório, são eles:

  1. Dados do empreendimento, de seu proprietário, do responsável técnico e da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
  2. Datas de início e de previsão da conclusão da obra ou serviço;
  3. Datas de início e de conclusão de cada etapa programada; a posição física do empreendimento no dia de cada visita técnica;
  4. Orientação de execução, mediante a determinação de providências relevantes para o cumprimento dos projetos e especificações;
  5. Nomes de empreiteiras ou subempreiteiras, caracterizando as atividades e seus encargos, com as datas de início e conclusão, e números das ARTs respectivas;
  6. Acidentes e danos materiais ocorridos durante os trabalhos. Os períodos de interrupção dos trabalhos e seus motivos, quer de caráter financeiro ou meteorológicos, quer por falhas em serviços de terceiros não sujeitas à ingerência do responsável técnico;
  7. Outros fatos e observações que, a critério ou conveniência do responsável técnico pelo empreendimento, devam ser registrados.

O diário deve ser preenchido até o final do dia, detalhes todos os pontos relevantes do dia. Não deixe de especificar as atividades realizadas, mão de obra presente, acidentes ou falhas, matérias recebidos e a condição climática.

Diário de Obra mais eficiente

Ter um canteiro de obras organizado é muito importante, contar com ferramentas de auxilio nas tarefas do dia pode ser um bom diferencial, mas como aumentar o controle e produtividade no canteiro?

Uma boa forma é utilizar tecnologia para gerenciar e acompanhar o andamento do projeto, deixando de lado o tradicional diário em papel. Transformando informações que antes eram apenas burocracia em dados reais e relevantes para tomadas de decisões.

Informações atualizadas e disponível online, permite que todos envolvidos no projeto tenham total liberdade para acompanhar sem a necessidade de está presente no canteiro.

Você pode está evitando vários problemas para sua empresa, adotando o Diário de Obra que for mais conveniente para sua atividade. Mas não deixe de usar essa ferramenta.

Preencher o diário é considerado trabalhoso e repetitivo, mas uma boa ferramenta, pode auxiliar bastante na administração das obras e serviços, o engenheiro troca a prancheta e caneta por um diário de obra digital, permitindo o preenchimento por computador ou celular em tempo real e onde estiver.

Uma boa pratica é anexar fotos nos relatórios, permitindo analisar uma imperfeição ou para comprovar um determinado serviço realizado. Algo que se torna muito mais difícil no diário manual.

O diário registrado de forma correta, costuma ser o principal documento para esclarecimento de dúvidas no futuro, é importante incorporar no canteiro de obras o hábito de alimentar adequadamente o documento.

Além da função jurídica e contratual, as informações apresentam um quadro completo do andamento do projeto, permitindo analise para qualquer necessidade.

Como funciona o App Diário de Obra
Como funciona o App Diário de Obra

Sistema web e mobile, destinado a registrar e monitorar de forma eficiente todas as atividades diárias da obra.

Importância do Relatório Diário de Obra (RDO)
Importância do Relatório Diário de Obra (RDO)

Uma ferramenta que auxilia no acompanhamento das tarefas executadas ao longo de um dia de trabalho.

Qual a importância de registrar o dia de serviço no canteiro de obra?
Qual a importância de registrar o dia de serviço no canteiro de obra?

Instrumento para tomada de decisão e permite que a empresa ou o cliente tenha o controle das informações.

Relatório de acompanhamento de obra
Relatório de acompanhamento de obra

Acompanhe de perto toda a execução da sua obra, não perca nenhum detalhe do que está ocorrendo no canteiro de obras.

Primeiros passos com o Relatório Diário de Obra
Primeiros passos com o Relatório Diário de Obra

Gerencie e acompanhe várias obras e projetos ao mesmo tempo, organizando todas as informações em um só lugar.

Como fazer um Diário de Obra (RDO)
Como fazer um Diário de Obra (RDO)

O preenchimento do diário de obras deve ser feito diariamente, pode ficar a cargo do engenheiro, técnico, gerente da obra, auxiliar administrativo ou estagiário.