Importância do Relatório Diário de Obra (RDO)

Tenha um registro histórico para esclarecimento de dúvidas
Importância do Relatório Diário de Obra (RDO)

Estar no comando de uma construção é sempre uma responsabilidade muito grande para o profissional, pois o dia a dia em um canteiro de obras é muito corrido e com uma lista extensa de atividades a serem cumpridas. Para ajudar no controle de tudo que acontece, é essencial ter à disposição o Relatório Diário de Obra, também chamado de RDO, uma ferramenta que auxilia no acompanhamento das tarefas executadas ao longo de um dia de trabalho.

Independentemente do ramo, a boa gestão é a melhor alternativa para evitar erros e garantir o sucesso do serviço que está sendo feito, e não seria diferente na construção civil. E é aí que entra o papel do RDO, sendo o dispositivo onde constam informações referentes à obra, norteando ações e identificando obstáculos que surgiram ou possam surgir com o passar do tempo.

Não existe uma norma estabelecida para elaboração de um Diário de Obra, e cada profissional trabalha com o modelo que ele acha mais fácil. Porém, a tecnologia está cada vez mais se adaptando a este ramo, oferecendo alternativas que facilitam e aperfeiçoam o trabalho do engenheiro, técnico ou estagiário, principalmente com o relatório. Quer saber como? Vamos explicar!

O que é Relatório Diário de Obra?

Talvez você escute por aí Diário de Obra, Registro de Obras ou RDO, e saiba que todas essas nomenclaturas dizem respeito ao Relatório Diário de Obra. Ele é um documento que fornece informações diárias sobre a obra, com o intuito de facilitar o acompanhamento para o engenheiro, cliente e demais envolvidos no trabalho, a fim de ter uma melhor gestão sobre o que está sendo desenvolvido.

No RDO são citadas informações como:

  • Prazo de execução da obra;
  • Dados do empreendimento;
  • Comentário de um cliente;
  • Condição climática;
  • Serviços executados;
  • Equipamentos utilizados;
  • Informações sobre funcionários;
  • Observações de fiscalização;
  • Acidentes e danos materiais ocorridos durante os trabalhos;
  • Interrupções do trabalho.

O documento pode ser feito em papel, por meio de blocos já com modelos pré-definidos, planilhas de excel, softwares ou pelo aplicativo App Diário de Obra.

RDO é obrigatório?

O Relatório Diário de Obra é regulamentado pela Resolução Nº 1.024, de 21 de agosto de 2009, que diz “dispõe sobre a obrigatoriedade de adoção do Livro de Ordem de obras e serviços de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Geologia, Meteorologia e demais profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea.”.

A legislação reafirma esta condição em seu Art. 1º ao mencionar “passa a ser de uso obrigatório nas obras e serviços de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Geologia, Meteorologia e demais profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea.”.

Apenas o engenheiro pode preencher o Relatório Diário de Obra?

Embora seja utilizado pelo profissional responsável pelo acompanhamento da obra, a resposta é não. Segundo prevê a legislação, o RDO pode ser preenchido pelo engenheiro, arquiteto, técnico ou mesmo o estagiário. No entanto, é fundamental que o responsável técnico pelo empreendimento utilize o documento e acompanhe o seu preenchimento.

Benefícios do Relatório Diário de Obra

Ter e preencher corretamente o Relatório Diário de Obra traz muitas vantagens para o desenvolvimento do trabalho. Como já explicamos, no documento é registrado tudo que acontece no canteiro de obras, possibilitando melhor acompanhamento da construtora, profissionais envolvidos na edificação e o cliente.

Há profissionais que acham que a ferramenta é um trabalho a mais, porém, quando utilizada corretamente, ela se torna essencial para o sucesso do empreendimento, proporcionando benefícios como:

  • Acompanhamento e controle das obras
  • Controle diário das atividades e ocorrências
  • Reduzindo a probabilidade de erros e retrabalho
  • Agilidade e facilidade para gerenciar a distância
  • Comunicação assertiva com a equipe e cliente
  • Informações centralizadas e de fácil acesso
  • Segurança para a construtora e cliente

Desvantagens em não ter o RDO

A primeira e mais relevante desvantagem é que o construtor estará em desacordo com a Resolução Nº 1.024, o que não lhe dará credibilidade no mercado. Além disso, o fato de não ter um diário de obra dificulta o bom andamento da obra e a comunicação junto ao cliente, que não terá nenhuma formalidade quanto ao registro do que é feito, apenas no boca a boca.

Não registrar o que acontece no canteiro de obras, pode ocorrer perda de informações relevantes para o andamento do projeto, dificultando o acompanhamento do projeto e tomada de decisões. Manter o cliente sempre atualizado do que está acontecendo em seu empreendimento, é fundamental para o cumprimento dos prazos e diminuir a ansiedade relacionada à construção. Com o App Diário de Obra, compartilhe informações em tempo real com todos os envolvidos.

Como otimizar o Relatório Diário de Obra

Por muitos anos, o Relatório Diário de Obra foi feito à mão em uma folha de papel ou numa planilha de excel, gastando tempo e dando muita mão de obra. Se você ainda preenche o documento assim, saiba que existe uma ferramenta poderosa, capaz de agilizar todo o processo, o tornando mais prático e eficaz. Sim, é possível, e vamos te mostrar agora.

A ferramenta é o App Diário de Obra, um RDO digital, onde você poderá colocar as informações da obra no aplicativo, nos campos indicados. O preenchimento acontece em pouco tempo e, a partir do momento que você finaliza o relatório, ele fica disponível para todos poderem analisar, inclusive o cliente.

O App Diário de Obra fornece aos interessados as informações contidas no relatório em tempo real, com dados, fotos e vídeos do que está acontecendo. Além de ser uma plataforma mais ágil, também é dinâmica, com layout organizado e de fácil entendimento.

Com o App Diário de Obra é possível armazenar e gerenciar mais de um projeto ao mesmo tempo, inclusive no modo off-line. Você tem acesso ao filtro de buscas, galerias de fotos, comentários, anexos, entre outras opções relevantes para o acompanhamento. Além de melhorar a gestão, com o App Diário de Obra é possível otimizar a comunicação com o cliente, garantindo mais transparência, já que ele participa mais ativamente do trabalho.

Se você ainda não conhece, baixe agora o App Diário de Obra, disponível na Google Play ou App Store. Aproveite o que a tecnologia tem a lhe oferecer e garanta melhores resultados no seu trabalho.

Como funciona o App Diário de Obra
Como funciona o App Diário de Obra

Sistema web e mobile, destinado a registrar e monitorar de forma eficiente todas as atividades diárias da obra.

Qual a importância de registrar o dia de serviço no canteiro de obra?
Qual a importância de registrar o dia de serviço no canteiro de obra?

Instrumento para tomada de decisão e permite que a empresa ou o cliente tenha o controle das informações.

Relatório de acompanhamento de obra
Relatório de acompanhamento de obra

Acompanhe de perto toda a execução da sua obra, não perca nenhum detalhe do que está ocorrendo no canteiro de obras.

Primeiros passos com o Relatório Diário de Obra
Primeiros passos com o Relatório Diário de Obra

Gerencie e acompanhe várias obras e projetos ao mesmo tempo, organizando todas as informações em um só lugar.

O que é Relatório Diário de Obras
O que é Relatório Diário de Obras

O Relatório Diário de Obra também conhecido como RDO, é um documento obrigatório utilizado por construtoras e incorporadoras para registrar o dia de trabalho na obra.

Como fazer um Diário de Obra (RDO)
Como fazer um Diário de Obra (RDO)

O preenchimento do diário de obras deve ser feito diariamente, pode ficar a cargo do engenheiro, técnico, gerente da obra, auxiliar administrativo ou estagiário.